Síndico Profissional: Uma Profissão a Ser Explorada

Síndico Profissional Uma Profissão a Ser Explorada

Tempo de leitura: 

2 minutos

A imagem do síndico está mudando, outrora aquela pessoa que mora a bastante tempo no seu condomínio, símbolo de responsabilidade e controle hoje está dando lugar a empresas dedicadas a exercer com maestria a função de síndico de condomínios. Administrar profissionalmente estes espaços requer bastante conhecimento, determinação e austeridade.

Atualmente os condomínios estão cada vez mais completos, sendo verdadeiros clubes com piscina, spa, quadras, salões para festa e gourmet, entre outras áreas comuns que atendem aos condôminos.

Os condomínios se tornaram quase como uma mini-empresa, com necessidades contábeis e financeiras, necessidades de recursos humanos, modernizações, gerência de recursos e muito jogo de cintura.

Foram estas novas demandas dentro do condomínio que deram origem a um novo síndico, o síndico profissional. Síndicos com vontade de fazer a diferença, modernizando os processos dentro do condomínio, com o objetivo de valorizar os imóveis e promover o bem estar para todos os condôminos frente aos desafios que os novos condomínios trazem.

Gestor condominial, ou síndico profissional, é uma atividade relativamente nova e por isso ainda pouco explorada. Cada vez mais sente-se a necessidade de qualificar esse papel oferecendo subsídios, educação, informações e trocas acerca dos desafios e demandas de um gestor condominial.

Algumas universidades e instituições de ensino técnico começaram aos poucos a oferecer cursos para síndicos, ensinando pontos gerais, porém importantíssimos da atividade de síndico, como noções de finanças, fluxo de caixa, gestão de pessoas, legislação, negociação e tantas outras áreas que o síndico deve exercer na administração condominial.

Com o aumento dos cursos de formação de síndicos profissionais nos últimos anos, a atividade está se tornando hoje uma grande oportunidade para quem tem interesse em alcançar bons resultados em uma área ainda pouco explorada no mercado.

Os condomínios estão vendo o quanto é necessário contar com uma pessoa capacitada para assumir a administração condominial. A atividade de síndico profissional está sendo a cada dia mais valorizada e só tende a favorecer quem deseja se especializar na área de gestão condominial. A contratação desses profissionais está cada vez mais se tornando uma realidade em condomínios de todos os tamanhos e complexidades. No entanto, ainda assim é preciso que a função seja muito mais bem explorada em um mercado recente que há muito a ser descoberto.

Contar com alguém capacitado para assumir a gestão condominial vem sendo, aos poucos, uma atitude adotada no mercado. Cabe a quem se interessar em ingressar na área de administração de condomínios, buscar o aperfeiçoamento e a capacitação profissional, seja morador ou não do condomínio que quer administrar.

Além da contratação de um síndico profissional capacitado, é claro que não podemos deixar de mencionar o quanto é fundamental também poder contar com uma empresa especializada no assunto para auxiliar o síndico em todas as suas tarefas diárias. Ter por perto os serviços de uma administradora aliado ao bom trabalho do síndico profissional é garantia para que o condomínio seja bem administrado.