Horta Na Sacada, Mais Saúde Na Mesa!

Horta Na Sacada, Mais Saúde Na Mesa!

Tempo de leitura: 

2 minutos

Nos dias atuais o apelo pela qualidade de vida é frequente, neste contexto uma alimentação mais saudável se faz indispensável na rotina. Os espaços urbanos se tornaram cada vez mais compactos e populosos, onde alimentação ficou em segundo plano, dando lugar a alimentos processados e industrializados.

Uma horta no seu apartamento pode minimizar o impacto desse estilo de vida de correrias!

O apartamento é um ambiente geralmente menor quando comparado com uma casa, e principalmente, se comparado a uma casa com jardim, mas há um ponto positivo na grande maioria dos apartamentos que é o fato deles possuírem sacada ou algum ambiente externo, ainda que muitas vezes pequeno.

Ter uma horta em apartamento traz muitos benefícios e vantagens ao ser humano, entre eles:

  • Alimentação mais saudável – na sua horta caseira, você irá plantar produtos sem agrotóxicos, isso permite que você produza e se alimente com produtos orgânicos, que são mais saudáveis e menos nocivos a sua saúde, além de contribuir com a nutrição da família.
  • Estímulo maior ao consumo de folhas e saladas – É natural que você se sinta mais estimulado a usar a sua horta de apartamento, nas suas refeições, nos tempero dos alimentos, aumentando também a diversidade de alimentos.
  • Decora o ambiente – Ter uma horta em apartamento também ajuda na decoração, pois em geral, o verde dos alimentos cultivados ou até mesmo o colorido de uma flor, humaniza o ambiente e deixa ele muito mais bonito e alegre, traz vida ao ambiente e melhor, sem gastar muitos.
  • Hobbie – fazer a sua horta no apartamento pode ser muito prazeroso, assim como cuidá-la diariamente, aparando as folhas, regando para mantê-la saudável entre outras atividades.
  • Colaboram para minimizar os efeitos de emissão de carbono.
  • Contribuem para a diminuição da temperatura do ambiente.
  • Deixa o custo com alimentos consumidos mais barato;

O primeiro passo que você precisa fazer é identificar em qual ponto do seu apartamento, você terá condições de instalar a sua horta vertical, é recomendado que você algum local que tenha acesso a luz e também possua ventilação. Geralmente essas características são encontradas em alguma parede da sacada do apartamento.

Você pode plantar principalmente: coentro, salsinha, sálvia, cebolinha, alface, pimentão, tomate-cereja, rúcula, orégano, manjericão, hortelã, tomilho, couve-folha, alecrim, calêndula, capuchinho entre outras plantas diversas.

O importante é você deixar a sua criatividade falar mais alto, voc~e pode montar a sua horta com garrafas pets, paletes, caoxites de madeira ou vasos, enfim, as possibilidades são infinitas e cabe a você deixar a sua horta do jeitinho que você mais gosta e que combina com o seu lar!

Boa sorte!

Se você gostou dessa matéria, compartilhe com seus amigos!