Como Identificar Uma Boa Oportunidade De Negócio Imobiliário?

Como Identificar Uma Boa Oportunidade De Negócio Imobiliário?

Tempo de leitura: 

3 minutos

O mercado imobiliário nos oferece diversas opções de investimento, mesmo que nem todas sejam adequadas aos objetivos e necessidades que determinamos ao decidir comprar um imóvel. Mas como saber se a compra que desejo realizar é um bom negócio? Antes de tudo, é essencial se manter informado e procurar com paciência, evitando decisões precipitadas.

Pensando nisso, a equipe criativa da Maiquel Oliveira imóveis elaborou este breve guia para ajudar você a ser cada vez assertivo na decisão de realizar um negócio seja para investimento de mercado ou para moradia.

– Preço é importante! Mas não é o único fator para uma boa oportunidade na compra de um imóvel.

É normal pensar logo em um preço bom quando se fala e boa oportunidade na compra de imóvel. Claro que comprar mais por menos é o ideal de qualquer consumidor. Mas é preciso prestar atenção se o valor realmente está atrativo. E para isso só tem um jeito: ficar por dentro do mercado imobiliário. Mesmo que você tenha gostado muito de um apartamento ou casa e caiba até com folga no seu bolso, pesquise outros imóveis do mesmo padrão, no mesmo local e com as mesmas características. Visite, converse com o corretor, mude de imobiliária, faça comparações. Só assim você vai conseguir identificar se o preço realmente significa uma boa oportunidade na compra de um imóvel.

– Avalie suas necessidades reais

Faça uma avaliação honesta das suas necessidades em relação ao imóvel. O que você realmente precisa: o número de quartos e cômodos, área de lazer, serviços. Para que aquele imóvel se destina? Moradia, veraneio, aluguel? O local corresponde às suas expectativas? Estabeleça o que é prioridade e não se deixe levar pela empolgação.

– Quais as condições de pagamento

Uma boa oportunidade na compra de um imóvel também está relacionada às condições de pagamento. Elas se encaixam no seu perfil? O imóvel pode ser financiado se você não tiver o valor para pagar à vista? Verifique se ele corresponde a todas as exigências das instituições financeiras para que possa ser financiado. Enquanto isso, continue procurando. Você pode encontrar condições que se encaixam ainda melhor no seu perfil – como entrada facilitada e juros mais baixos em alguns financiamentos do governo – com um imóvel que atende a todas as suas necessidades.

– Análise o crescimento e possível valorização da região

Você estará comprando um imóvel, mas não vai se casar com ele. Então pense no futuro: qual será o retorno do seu investimento se quiser ou precisar vendê-lo? Como está a região hoje e quais os projetos da Prefeitura para o futuro, há melhorias e benfeitorias planejadas? Como é o comércio local, há projetos de shoppings ou hospitais? Fica próximo à praia, região que geralmente é mais valorizada e oferece oportunidades de aluguel para temporada? A valorização do imóvel de acordo com a região é sempre um diferencial para encontrar uma boa oportunidade na compra de um imóvel.

– Quais os custos da documentação e da transação em geral

Os custos da documentação e de toda a transação merecem atenção especial. As despesas com impostos, taxas e documentos cartoriais variam de um estado para o outro, mas podem chegar a até 6% do valor do imóvel. Se esse valor não estiver previsto, você pode ter surpresas desagradáveis e até inviabilizar o negócio. O melhor caminho, então, é conversar com um corretor de imóveis e ter toda a orientação de um profissional.

– Pense no futuro próximo

Ninguém tem bola de cristal, mas alguns caminhos da vida podem ser previstos com maior assertividade. Procure imaginar, por exemplo, como estará sua família daqui 5 anos: as crianças precisarão de quartos individuais, a família vai crescer, seus pais ou sogros poderão ir morar junto? Analise bem o imóvel em questão para ver se ele realmente corresponderá às suas necessidades ou se provavelmente terá que fazer obras ou se mudar para um espaço maior.

– Não tenha medo de perguntar

A informação é a alma do negócio e só através dela você poderá saber se aquela é ou não uma boa oportunidade na compra de um imóvel. Então deixe a arrogância de lado e não tenha medo nem vergonha de perguntar. Uma boa dica, no entanto, é evitar os ambientes formais de trabalho, onde as pessoas são mais cuidadosas ao compartilhar informações. Dessa forma, marque com o corretor ou vendedor em um restaurante próximo, onde o clima neutro e mais informal deixará ambos mais relaxados. Assim as informações fluem mais normalmente e ficará mais fácil identificar realmente uma boa oportunidade na compra de um imóvel.