Alugar Ou Comprar Um Imóvel: O Que É Mais Vantajoso?

Alugar Ou Comprar Um Imóvel: O Que É Mais Vantajoso?

Tempo de leitura: 

2 minutos

Ter um lugar para chamar de seu é o sonho de muitas pessoas. No entanto, é comum se questionar se vale mais a pena alugar ou comprar um imóvel. E a resposta para essa questão pode ser mais complexa do que parece.

Isso porque cada caso é um caso. É lógico que ser dono de um imóvel é algo muito vantajoso, mas realizar essa compra requer planejamento financeiro. Por outro lado, alugar pode ser a saída mais rápida para quem quer privacidade e independência.

Para você entender as vantagens de cada modalidade de moradia, preparamos um artigo sobre o tema. Ficou curioso? Então, basta acompanhar este post até o final!

Alugar: Vantagens E Desvantagens

O aluguel é a saída mais rápida para quem precisa de um lugar para si, mas não tem dinheiro para comprar ou não sabe como financiar um imóvel. Por isso, essa iniciativa é tomada por pessoas que estão dando seus primeiros passos na vida adulta.

Pessoas recém-formadas, recém-casadas ou estudantes recorrem ao aluguel como etapa de transição. Isso significa que a estratégia é alugar, mas com planejamento para comprar o próprio imóvel no futuro.

A principal vantagem do aluguel é poder se mudar com facilidade. Por isso, se você não tem certeza se pretende morar em determinado local, alugue.

Ainda que seja mais simples do que comprar, essa tarefa ainda exige alguns requisitos. Um deles é a busca por um fiador. Outro ponto importante é o planejamento financeiro do inquilino.

Evite se empolgar, alugando um imóvel caro, pois o não pagamento do aluguel pode gerar grandes dores de cabeça. Alugar uma casa não é jogar dinheiro fora, desde que você aproveite esse momento para planejar seu futuro.

Comprar: Vantagens E Desvantagens

Comprar um imóvel significa investir seu dinheiro. Por isso, o comprador não está apenas pagando por um lugar para morar, mas criando patrimônio financeiro. Seu imóvel poderá ser vendido ou alugado no futuro, gerando renda. Por isso, financiar é uma opção vantajosa para quem possui um planejamento de vida.

Nem sempre o investidor possui dinheiro para comprar um imóvel. Nesses casos, uma opção disponível é o financiamento imobiliário. Para aproveitar esse recurso, o comprador precisa conversar com empresas imobiliárias e pesquisar os melhores serviços. Também é necessário economizar dinheiro. Isso obriga a abrir mão de pequenos prazeres cotidianos pensando no futuro.

Para driblar a desvantagem da falta de capital, o comprador pode fazer uso de recursos como o Fundo de Garantia (FGTS) na compra. Ademais, dependendo do valor do imóvel, as parcelas do financiamento podem ser mais atrativas do que o valor do aluguel.

Alugar ou comprar um imóvel não precisa ser um questionamento eterno. Verifique o papel estratégico da moradia em seu momento atual de vida. Se você quer construir patrimônio e ter mais segurança financeira, está na hora de se informar sobre o financiamento imobiliário. Contudo, se você está se planejando, poupando ou se não pretende viver muito tempo na cidade em que está, o aluguel pode ser uma opção.