Dicas no Uso da Lareira
Tempo de leitura:
1 minuto
Com a chegada do inverno, é hora de usar a lareira. porém ela ficou um bom tempo sem uso não é mesmo? Então vamos te ajudar com umas dicas de como começar e deixar operante esse símbolo do requinte que aquece nossos lares. A lareira, confira:
Antes de acendê-la, verifique se a chaminé está desobstruída, pois este é o local preferido dos pássaros fazerem seus ninhos, ou as abelhas e marimbondos construírem suas casas durante o verão. Lembre-se também de verificar se o registro da lareira está aberto.
Lenha para lareira deve ser seca. Lenha molhada provoca muita fumaça e não dá brasa. Se possível, guarde lenha de um ano para outro. A lenha deve ser guardada em lugar coberto e ventilado. Se for possível, use nó de pinho, que vai melhorar o desempenho da sua lenha. Usar um nó de pinho apenas no meio da lenha cada vez que acender a lareira.
Não se esqueça: lareira não é local para fazer incêndio. O objetivo é obter brasa, pois é ela que gera calor. É preferível alimentar o fogo aos poucos para sempre ter brasa, a encher a lareira com muita lenha de uma vez. Labareda muito alta significa desperdício de energia calorífica.
Evite incêndios: nunca use a lareira sem tela de proteção. Dependendo do tipo de lenha, podem pular fagulhas a grande distância. Antes de sair de perto da lareira, verifique se a tela está fechando bem toda a boca. Nunca usar água para apagar o fogo. O choque térmico poderá estragar sua lareira.
Se você é um felizardo de ter uma lareira no dormitório, lembre-se de deixar um pequeno vão da porta ou da janela aberta, para permitir a oxigenação do ambiente.
E finalmente lembre-se: não há nada mais agradável do que um bom vinho em boa companhia ao pé do fogo.
Temos uma gama de imóveis com lareira que irão fazer você se apaixonar!